quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ZOO BOTÂNICA RS - Extinção da FZB é repudiada por juízes ambientais e repercute no país.


DIGA NÃO AO DESMONTE AMBIENTAL NO RS !

* A BIODIVERSIDADE DOS BIOMAS NÃO É MOEDA DE TROCA ! ! !












Extinção da FZB é repudiada por juízes ambientais e repercute no país

A extinção da Fundação Zoo botânica, proposta pelo governo gaúcho e aprovada pela Assembleia Legislativa, foi repudiada por juízes ambientais de 11 estados. Eles elaboraram uma nota, divulgada nesta quarta-feira (21) pela Ajuris, em que se dizem “perplexos” com a medida.
“Extinguir a FZB significa um incomensurável retrocesso em matéria ambiental, é um acinte à Constituição de 1988”, sustentam os 25 magistrados signatários da nota, entre os quais seis são gaúchos e os demais representantes de dez outros estados.
“Proteger o meio ambiente não é tarefa delegável à iniciativa privada. É atribuição do Estado. Está na Constituição e deve ser prestada com eficiência.
É lamentável que ideologia do Estado-mínimo interfira  no dever proteção do meio ambiente equilibrado para as presentes e futuras gerações”, afirmam os magistrados, aludindo ao artigo 225 da Constituição Federal.
Para eles, a Fundação Zoobotânica exerce papel estratégico na preservação da biodiversidade, realiza, entre muitas atividades, pesquisas de fauna e flora; inventários e diagnósticos de ecossistemas; recuperação em áreas degradadas;  reposição florestal;  preservação do patrimônio fóssil;  conscientização ambiental, além de controlar o Jardim Botânico, o Parque Zoológico e o Museu de Ciências Naturais.
Os juízes alegam, ainda, que o quadro de pessoal da FZB é restrito (205 funcionários) e sua participação no orçamento geral do Estado, ínfima (0,04%, cerca de R$ 26 milhões em 2015).
Os magistrados gaúchos que assinam a nota são Cintia Teresinha Burhalde Mua, Eladio Luiz da Silva Lecey, Clarídes Rahmeier, Marcelo Cardozo da Silva, Patrícia Antunes Laydner e João Ricardo dos Santos Costa (ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB).
Entre os signatários da nota, há magistrados representantes de São Paulo, Paraná, Bahia, Acre, Minas Gerais, Pará, Amazonas, Rondônia, Rio de Janeiro, Santa Catarina.
A Ajuris, por sua vez, já havia manifestado preocupação quando da tramitação do projeto na Assembleia, em razão do relevante trabalho prestado pela FZB à sociedade.
Fonte: Ajuris;
Porto Alegre 21 Dezembro de 2016.
(Fotos; WEB)

Eduíno de Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário