quarta-feira, 7 de março de 2012

MEIO AMBIENTE RURAL & A REDUÇÃO DRÁSTICA DAS APPs, MATAS NATIVAS REMANESCENTES, TOPO DE MORROS, MATAS CILIARES, ÁREAS DE NASCENTES,...


"DEVASSA PROGRAMADA"
A GANÂNCIA PELA TERRA, E A "MIOPIA" DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES. 

* ATAQUE INDISCRIMINADO E SEM CRITÉRIOS AS APPs, MATAS NATIVAS, TOPOS DE MORROS, MATAS CILIARES, ÁREAS DE NASCENTES,...OCASIONANDO A REDUÇÃO GRADATIVA DAS JÁ REDUZIDAS ÁREAS DE MATAS NATIVAS REMANESCENTES EXISTENTES NAS ÁREAS RURAIS NA REGIÃO SUL.

PINUS ELLIOTIS, um "aliado muito importante" dos proprietários de terras nas regiões rurais PARA "ENGANAR" OS ÓRGÃO CONTROLADORES, pois com a introdução DESTA PRAGA eles conseguem GRADATIVAMENTE reduzir as áreas de MATAS NATIVAS, que é imune ao corte, e com o passar do tempo conseguem aumentar suas áreas de plantios, o processo é "um pouco lento", mas "invisível a MIOPIA" dos órgãos que deveriam Controlar/Monitorar, estas importantes áreas que além de ser protegidas por lei são FUNDAMENTAIS PARA A SUSTENTABILIDADE DO FUTURO DA AGRICULTURA, juntamente com esta PRÁTICA POUCO INTELIGENTE, esta nossos já escassos pinheiros brasileiro, (Araucária Brasilienses) onde este proprietários preservam alguns poucos que acabam ficando ISOLADOS no meio das vastidões das roças das MONO CULTURAS predominantes.

COMO FUNCIONA ESTA PRÁTICA: nas encostas e TOPO DE MORROS onde a terra não permite a evolução das monoculturas por razões simples (redundante) os proprietários de terras (agricultores) estão retirando total-mente a MATA ORIGINAL, APP, e plantando PINUS ELLIOTIS, pois como esta espécie preferêncial-mente desenvolve melhor neste tipo de sólo, áreas com baixa fertilidade, estéril para outras culturas, ETC, (com o apoio das EMPRÊSAS DE CELULOSE, PRODUÇÃO DE CAVACOS,...) que compram a madeira quando adulta dos produtores,aumentando suas rendas as custas da degradação destas áreas que deveriam ser protegidas integral-mente.

PARTE II DESTA PRÁTICA: em área de matas imune ao corte, APP, os agricultores estão plantando MUDAS DE PINUS no interior das matas com espaços programados de forma que; CONFORME AS MUDAS VÃO CRESCENDO ESTES VÃO CORTANDO AS ÁRVORES DO ENTÔRNO,(com esta prática (de acordo com relato informal) O DESMATAMENTO FICA "INVISÍVEL" AO MONITORAMENTO VIA SATÉLITE, quando as árvores de PINUS ficam adultas cortam e junta-mente com estas cortam mais árvores nativas do local, e assim sucessiva-mente, com esta PRÁTICA dentro de pouco tempo a mata nativa esta extinta, então passa a ser ÁREA DE PLANTIO.

SERRARIAS DE MADEIRAS: estas tem suas atuações em paralelo com as práticas destes proprietários Regionais beneficiando as madeiras retiradas das matas através deste "processo programado", será que existe licenças de operação ? são monitoradas/fiscalizadas ? pelo que se nota o trabalho é constante e não existe falta de Matéria Prima para o setor.

MONITORAMENTO VIA SATÉLITE : esta sendo utilizado de acôrdo ? funciona nas áreas Rurais ? ou funciona somente para grandes áreas de mata, EX, Pará, Matos Grosso, Rondônia, Amazônia geral,...?

RESERVA LEGAL X PAGAMENTO PELA RECUPERAÇÃO DAS APPs, MANUTENÇÃO DAS CULTURAS DE SUBSISTÊNCIA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO,... 
pagar por serviços Ambientais, as devassa que aconteceram nas matas, topo de morros, mata nativa, matas ciliares, áreas de nascentes, ...?
toda esta devassa/depredação foi PROGRAMADA, CONSCIENTE, além dos ganhos que os proprietários LUCRARAM IRREGULAR-MENTE durante décadas descumprindo todas as legislações pertinentes não é aceitável que haja MAIS UMA MIGRAÇÃO DE DINHEIRO PÚBLICO para este setor.              














(Anexo: Fotos de 2012 comprobatórias dos fatos aqui citados,)

www.forumvital.blogspot.com

Eduíno de Mattos 





Nenhum comentário:

Postar um comentário