sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PEDÁGIOS : UMA MINA DE OURO NO ASFALTO.


                                             # Matéria RBS 29 de Dezembro 2011

* o Ex. Ministro da Justiça e Governador do Estado do Rio Grande do Sul,Tarso Genro, com Certeza Terá o Apoio Integral da População Nesta "reação/Revisão" das Concessões sobre as Praças de Pedágios no RS, e seus "Contratos" de Caráter nocivo e Predatório, com esta Diretriz Correta do Governo Acabará Com a "achacação" em nossas estradas em cima dos Proprietários de Veículos, Que desta Forma ONERA TODOS OS SETORES DA ECONOMIA, Através do Repasse dos Valores Cobrados Pelas Praças de Pedágios, que é Embutido no Preço do produto Final e Atinge Direta-mente o Bolso do Consumidor.      

* Matéria Internacional Atual, Sobre Pedágios.
Primeira via expressa da China será gratuita a partir de 2012
  2011-12-29
A primeira via expressa da China, construída em 1984 em Shanghai, operará gratuitamente a partir de 1º de janeiro de 2012, anunciou na quinta-feira o governo municipal.
A Comissão Municipal de Construção e Comunicações Urbanas e Rurais indicou que a via de 18 quilômetros que liga o centro de Shanghai ao distrito de Jiading, nos subúrbios da cidade, terá seus postos de pedágio desmantelados.
As altas taxas cobradas nas vias expressas têm sido criticadas pela população nos últimos anos. Segundo a opinião pública, uma vez que os investidores recuperarem seus investimentos e gastos de manutenção, as vias expressas devem ser isentas de pedágio.
A comissão de Shanghai não revelou quando o investimento de 230 milhões de yuans (US$ 36 milhões) na construção da via Shanghai-Jiading foi recuperado. A isenção de pedágio é considerada a resposta do governo municipal a uma circular conjunta emitida por cinco ministérios em junho para avaliar a arrecadação dos pedágios.
A comissão de Shanghai disse na quinta-feira que além da via expressa Shanghai-Jiading, todas as outras autoestradas de Shanghai terão seus pedágios reduzidos à metade a partir de 1º de janeiro de 2012. Antes disso, outras grandes cidades chinesas, incluindo Beijing e Nanjing, diminuíram as taxas de pedágio em algumas vias expressas. A via expressa do Aeroporto de Beijing, por exemplo, reduziu a taxa pela metade em julho, passando a cobrar 5 yuans por carro. Embora algumas pessoas considerem que a redução das taxas agravará os congestionamentos, a população espera a eliminação dos pedágios em mais estradas.
por Xinhua
CRI Online – China Rádio International - Beijing

* o teor do conteúdo das matérias são de responsabilidade de seus autores.

post:  Eduino de Mattos

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MEIO AMBIENTE: POLUIÇÃO GENERALIZADA DA ÁGUA DO RIO GUAIBA-PORTO ALEGRE/RS


REGIÃO DO CRISTAL PORTO ALEGRE/RS

      MORATÓRIA URBANA E AMBIENTAL !

*ingerência do estado: na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida da população.

- A Qualidade de Vida da população é um Direito Público Inalienável.

O despejo in-natura de esgôto cloacal (citando somente três pontos) no rio Guaíba através dos arroios cavalhada, arroio sanga da morte, e o despejo entre os clubes de velas Iate clube Guaíba e veleiros do sul, hoje existe um enorme “conflito urbano” especulação imobiliária, etc. em toda esta região, por moradia, empreendimentos comerciais, condomínios multi-familiares, Shopings Centers, previsão melhorias/construções de vias de trânsito de veículos, obras do Pisa, ...

# A POLUIÇÃO QUE NINGUÉM VÊ POR QUE NINGUÉM MOSTRA! 

(a vista da região a partir da orla do rio Guaíba é desoladora/tétrica/Pavorosa,...é uma situação criminosa)

#considerando que: 
este GIGANTESCO DEPEJO IN-NATURA concentrado neste local não será resolvido a médio prazo pelo PISA (projeto integrado sócio ambiental) 2020,...este caso é um crime ambiental público ao nosso recurso Hídrico vital, (rio guaiba) pois é deste rio que retiramos ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO HUMANO DO MUNICIPIO, (área urbana e rural) neste caso citado é imperioso a aplicação de uma  MORATÓRIA PÚBLICA URBANA E AMBIENTAL com prazo indeterminado, até que esta situação seja “equilibrada ambientalmente”, ou enquanto perdurar este “desleixo público” consentido.

# Moratória: Órgãos do governo pode declarar moratória para uma ampla gama de razões. Por exemplo, um governo local pode tentar regular o desenvolvimento de propriedade, impondo uma moratória sobre a emissão de licenças de construção. A legalidade de tal moratória é geralmente determinada através da medição do seu impacto sobre as partes afetadas.


                                                                             









A TORRE DE PISA






Eduino de Mattos 
Conselheiro do COMITÊ LAGO GUAIBA,                                             
Grupo grupo II-Representante da População.      

sábado, 19 de novembro de 2011

REFLEXÃO.


Ao viajar pelo Oriente, mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.


Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam.
Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: "Qual dos dois modelos produz felicidade?"

Estamos construindo super-homens e super mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados.

Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias!
Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo com a desproporção em relação à malhação do espírito.
Acho ótimo, vamos todos morrer esbeltos: "Como estava o defunto?". "Olha, uma maravilha, não tinha uma celulite!"

A publicidade não consegue vender felicidade, então passa a ilusão de que felicidade é o resultado da soma de prazeres: "Se tomar este refrigerante, vestir este tênis, usar esta camisa, comprar este carro,você chega lá!"

O grande desafio é começar a ver o quanto é bom ser livre de todo o condicionamento . 

Há uma lógica religiosa no consumismo pós-moderno. Na Idade Média, as cidades adquiriam status construindo uma catedral; hoje, constrói-se um shopping-center. É curioso: a maioria dos shoppings-centers tem linhas arquitetônicas de catedrais estilizadas; neles não se pode ir de qualquer maneira, é preciso vestir roupa de missa de domingo. E ali dentro sente-se uma sensação paradisíaca: não há mendigos, crianças de rua, sujeira pelas calçadas....

Entra-se naqueles claustros ao som do gregoriano pós-moderno, aquela musiquinha de esperar dentista.
Observam-se os vários nichos, todas aquelas capelas com os veneráveis objetos de consumo, acolitados por belas sacerdotisas.
Quem pode comprar à vista, sente-se no reino dos céus. Deve-se passar cheque pré-datado,pagar a crédito, entrar no cheque especial, sente-se no purgatório. Mas se não pode comprar, certamente vai se sentir no inferno... Felizmente, terminam todos na eucaristia pós-moderna, irmanados na mesma mesa, com o mesmo suco e o mesmo hambúrguer do Mc Donald...

Costumo advertir os balconistas que me cercam à porta das lojas: "Estou apenas fazendo um passeio socrático". Diante de seus olhares espantados, explico: "Sócrates, filósofo grego, também gostava de descansar a cabeça percorrendo o centro comercial de Atenas. 
Quando vendedores como vocês o assediavam, ele respondia:"Estou apenas observando quanta coisa existe de que não preciso para ser feliz !"

                                                                                FREI BETTO


publicação: Eduino de Mattos

sábado, 27 de agosto de 2011

BRASIL : REFORMA POLÍTICA JÁ !


A QUEM INTERESSA A ATUAL POLÍTICA PARTIDÁRIA/ELEITORAL DISTORCIDA VIGENTE NO BRASIL ?

A DESPROPORCIONALIDADE ENTRE AS REGIÕES DO BRASIL NO MOMENTO DE ELEGER OS DEPUTADOS FEDERAIS, QUEM SÃO OS BENEFICIADOS ?

A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL DE 1988 REFERENDOU A POLÍTICA ELEITORAL IMPLANTADA PELA DITADURA MILITAR.

*ART. 14  DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.  
 "O VOTO É IGUAL PARA TODOS", ...?

 (EX. se um deputado federal do Estado de São Paulo necessita de 500 mil votos para se eleger, enquanto que um deputado no estado de Roraima pode se eleger com 50 mil votos)

PARABÉNS !
DEPUTADO RAUL PONT
Estamos Juntos Nesta Luta.

                                                                                                                                                                 
Eduino de Mattos
* a responsabilidade pelo conteúdo da matéria é do autor. 

domingo, 21 de agosto de 2011

PEDÁGIOS: UMA MINA DE OURO NO ASFALTO II - LUCRO SEM PARAR !


PEDÁGIOS

LUCRO SEM PARAR !
no brasil a melhor aplicação financeira está próximo de 12% de rentabilidade, de acôrdo com a matéria os pedágios chegam a ter rentabilidade de 17,8%, um lucro extorsivo desta natureza além de proporcionar concentração de riqueza é um alavancador inflacionário, pois estes valores cobrados com certeza são aplicados no custo final dos produtos/mercadoria transportados via rodoviária, e quem paga esta conta é o consumidor, a população, que paga a conta mesmo sem ter carro.
Eduino de Mattos.


matéria da revista ISTO É de 15 de junho 2011. 
# a responsabilidade do conteúdo da matéria em pauta é do autor.

domingo, 15 de maio de 2011

VILA CHOCOLATÃO - UMA ALTERNATIVA DE SOBREVIVÊNCIA DE PESSOAS E FAMILIAS EM HABITAÇÕES E CONDIÇÕES SUB-HUMANAS.

VILA CHOCOLATÃO - remoção iniciada em 12 de Maio de 2011, Localização; Av. Loureiro da Silva, Cidade Baixa, Porto Alegre RS Brasil, (situada no "miolo do quarteirão" projetado para sediar os órgãos da união federal, área determinada "comum" ao projeto global.) uma área de aterro, alagadiça total-mente insalubre que foi ocupada a mais de vinte anos por pessoas e famílias que não tinham onde morar, a vila sofreu dois incêndios graves, vários alagamentos, entre outras peripécias,...



SEM COMENTÁRIOS.
* Nunca Concordarei com a Omissão do Estado Brasileiro, pois a Cidadania Começa Pela Moradia !


"imagens valem por mil palavras"

















Eduino de Mattos.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENERGIA NUCLEAR-TIRE SUAS DÚVIDAS E ADQUIRA MAIS CONHECIMENTO SOBRE ESTE IMPORTANTE E POLÊMICO TEMA.



VISITE A CASA DA CIÊNCIA - ANIMAÇÃO VIRTUAL.


http://www.eravirtual.org/pt/index.php?option=com_mailto&tmpl=component&link=aHR0cDovL3d3dy5lcmF2aXJ0dWFsLm9yZy9wdC9pbmRleC5waHA/b3B0aW9uPWNvbV9jb250ZW50JnZpZXc9YXJ0aWNsZSZpZD0xMTY6Y2FzYS1kYS1jaWVuY2lhJmNhdGlkPTI6bXVzZXVzLXZpcnR1YWlzJkl0ZW1pZD0zMg==
Postado por Eduino de Mattos
(Técnico em Eletrônica/Telecomunicações,...)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

PEDÁGIOS NAS ESTRADAS COMPLETA 15 ANOS, POR QUE O BRASIL SE CALOU ?


PEDÁGIOS: UMA MINA DE OURO NO ASFALTO ! ! !

ESTE COM CERTEZA É O MAIOR GOLPE CONTRA A POPULAÇÃO BRASILEIRA EM TODOS OS TEMPOS COM A CONIVÊNCIA DO ESTADO, A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA FOI "RASGADA", TODOS OS ITENS E ARTs. QUE FALAM SOBRE O DIREITO CIDADÃO DA POPULAÇÃO FOI RELEGADO, DESOBEDECIDO, ...

AS ESTRADAS BRASILEIRAS FORAM CONSTRUÍDAS COM DINHEIRO PÚBLICO, DINHEIRO DO POVO, MUITAS DESTAS CONSTRUÍDAS PELO EXÉRCITO BRASILEIRO, É ENTREGUE PARA A INICIATIVA PRIVADA COBRAR PARA QUE ESTA MESMA POPULAÇÃO TRANSITE POR ELAS.

O DIA EM QUE "OS IGNORANTES POLÍTICOS" (como mencionou Bertolt Brecht) OS EXCLUÍDOS DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, OS MAL INFORMADOS, ...
Ficarem Sabendo que os "acêrtos" entre os políticos o poder econômico e o estado, ... Implica no Preço do Feijão, ... ! ?  

  15 ANOS DA IMPLANTAÇÃO DOS PEDÁGIOS NAS ESTRADAS BRASILEIRAS.

*O QUE MUDOU DURANTE TODO ESTE TEMPO ? A POPULAÇÃO PASSOU A ACEITAR ISTO COMO "UM FATO NORMAL" ? OU QUEM SABE "UMA NOVA CULTURA DE EXPROPRIAÇÃO" ? ALGUÉM LEMBRA DO "SÊLO PEDÁGIO" ? E DO "KIT DE PRIMEIROS SOCORROS"ALGUÉM LEMBRA ? ISTO NÃO É MUITO ANTIGO, ALGUÉM RECLAMOU SEU DINHEIRO DE VOLTA ? (O GOVÊRNO DA ÉPOCA DISSE QUE ÉRA PROVISÓRIO, E QUE "QUANDO EQUILIBRA-SE A BALANÇA" DEVOLVERIA COM JUROS E CORREÇÃO ! ?)
( analisando; é um pouco parecido com o feudalismo, onde as pessoas para sair, se ausentar dos feudos, para possuir algumas economias, ... tinham que ter o "aval" dos senhores feudais)

OBS; quem paga o pedágio é o consumidor final, pois é ele quem compra e consome os produtos transportados por meio rodoviário, por que os valôres cobrados dos transportadores nos pedágios são "embutidos" no prêço final das mercadorias, mais a Alta no  Prêço dos Produtos com o acréscimo destes valôres, valôres estes que por Consequência Gera Inflação Monetária.  

* POR QUE O "SILÊNCIO" SOBRE ESTE ASSUNTO, ELE JÁ FOI ACEITO PELA POPULAÇÃO ? "É MATÉRIA VENCIDA" OU É POR QUE : QUEM QUESTIONAVA FERRENHA-MENTE HOJE TROCOU DE PARTIDO, NÃO É MAIS DE ESQUERDA, OU ESTÁ NO PODER ? ! 


Anexo: Material Comparativo/explicativo que comprova este bréve relato que retrata todo o descontentamento de um Brasileiro Nato, reservista do exército brasileiro, Contríbuinte, Eleitor, ... e que hoje é ativista de promoção da cidadania, combate a desigualdade,...
Reprodução da Matéria Detalhada sobre os Pedágios nas Estradas brasileiras, da Revista 
CNT Setembro 1999. 

(todo o material aqui reproduzido/publicado é de responsabilidade de seus autores).







 O DIREITO DE IR E VIR BARRADO PELOS PEDÁGIOS

Entre os diversos trabalhos apresentados, um deles causou polêmica entre
os participantes. "A Inconstitucionalidade dos Pedágios", desenvolvido
pela aluna do 9º semestre de Direito da Universidade Católica de Pelotas
(UCPel) Márcia dos Santos Silva chocou, impressionou e orientou os
presentes.

A jovem de 22 anos apresentou o "Direito fundamental de ir e vir" nas
estradas do Brasil. Ela, que mora em Pelotas, conta que, para vir a Rio
Grande apresentar seu trabalho no congresso, não pagou pedágio e, na
volta, faria o mesmo.Causando surpresa nos participantes, ela fundamentou
seus atos durante a apresentação.

Márcia explica que na Constituição Federal de 1988, Título II, dos
"Direitos e Garantias Fundamentais", o artigo 5 diz o seguinte: "Todos são
iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se
aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do
direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade" E
no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em
tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele
entrar,permanecer ou dele sair com seus bens". A jovem acrescenta que "o
direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal, o que
significa dizer que não é possível violar esse direito. E ainda que todo o
brasileiro tem livre acesso em todo o território nacional. O que também
quer dizer que o pedágio vai contra a constituição".

Segundo Márcia, as estradas não são vendáveis. E o que acontece é que
concessionárias de pedágios realiza contratos com o governo Estadual de
investir no melhoramento dessas rodovias e cobram o pedágio para
ressarcir os gastos. No entanto, no valor da gasolina é incluído o imposto
de Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide), e parte dele é
destinado às estradas. "No momento que abasteço meu carro, estou pagando o
pedágio. Não é necessário eu pagar novamente. Só quero exercer meu
direito, a estrada é um bem público e não é justo eu pagar por um bem que
já é meu também", enfatiza.

A estudante explicou maneiras e mostrou um vídeo que ensinava a passar nos
pedágio sem precisar pagar. "Ou você pode passar atrás de algum carro que
tenha parado. Ou ainda passa direto. A cancela, que barra os carros é de
plástico, não quebra, e quando o carro passa por ali ela abre.

Não tem perigo algum e não arranha o carro", conta ela, que diz fazer isso
sempre que viaja. Após a apresentação, questionamentos não faltaram. Quem
assistia ficava curioso em saber se o ato não estaria infringindo alguma
lei, se poderia gerar multa, ou ainda se quem fizesse isso não estaria
destruindo o patrimônio alheio. As respostas foram claras. Segundo Márcia,
juridicamente não há lei que permita a utilização de pedágios em estradas
brasileiras.

Quanto a ser um patrimônio alheio, o fato, explica ela, é que o pedágio e
a cancela estão no meio do caminho onde os carros precisam passar e, até
então, ela nunca viu cancelas ou pedágios ficarem danificados. Márcia
também conta que uma vez foi parada pela Polícia Rodoviária, e um guarda
disse que iria acompanhá-la para pagar o pedágio. "Eu perguntei ao
policial se ele prestava algum serviço para a concessionária ou ao Estado.
Afinal, um policial rodoviário trabalha para o Estado ou para o governo
Federal e deve cuidar da segurança nas estradas. Já a empresa de pedágios,
é privada, ou seja, não tem nada a ver uma coisa com a outra", Acrescenta.

Ela defende ainda que os preços são iguais para pessoas de baixa renda,
que possuem carros menores, e para quem tem um poder aquisitivo maior e
automóveis melhores, alegando que muita gente não possui condições para
gastar tanto com pedágios. Ela garante também que o Estado está negando um
direito da sociedade. "Não há o que defender ou explicar. A constituição é
clara quando diz que todos nós temos o direito de ir e vir em todas as
estradas do território nacional", conclui.


FONTE: JORNAL AGORA –Abril 2011.

Postado por : Eduino de Mattos


sexta-feira, 22 de abril de 2011

50 ANOS DO 1º HOMEM NO ESPAÇO, YURI GAGARIN.

UM FEITO MEMORÁVEL PARA A HISTÓRIA DA HUMANIDADE !
mas o que aconteceu antes deste feito ? e o Sputnik II, o último artefato tripulado que antecedeu o sucesso da nave tripulada por Yuri Gagarin ? TODOS OS ARTEFATOS MANDADOS AO ESPAÇO ANTES DESTE GRANDE FEITO ERAM TRIPULADOS POR ANIMAIS ! macacos, cães, chimpanzés, ...todos mortos nestas experiências, mas bichos mortos em experiências, ...não precisam ser lembrados, COMO É O CASO DA CADELA LAIKA EM 1957, que era  Tripulante do último Artefato que foi mandado ao espaço antes do ASTRONAUTA YURI GAGARIN, todo o sucesso desta missão se deve a LAIKA (uma entre centenas de "cães vira latas" capturados nas ruas para servir de cobaia nestas experiências) que foi utilizada como COBAIA para reduzir os riscos e salvar o PRIMEIRO HUMANO A SAIR DA ATMOSFERA E DAR A PRIMEIRA VOLTA NO PLANETA TERRA, isto custou-lhe sua vida PREMEDITADA-MENTE prevista pela equipe técnica da missão espacial russa, (conforme relatório existentes) que não é diferente em qualquer parte do planeta a utilização sem critérios, ética, ou qualquer outra coisa parecida, OS MAUS TRATOS AOS ANIMAIS, DE TODAS AS ESPÉCIES,
EM BENEFICIO (na maior parte, comercial, político, poderio, ...) DA HUMANIDADE !

ENTÃO; NÃO É JUSTO HOMENAGEAR OS 50 ANOS DO 1º HOMEM NO ESPAÇO SEPARADO DA CADELA LAIKA QUE É UMA HEROÍNA QUE ANTECEDEU ESTE FATO.

* ANEXO; uma coletânea de Textos, Reproduções, Fotos, Post/Selos, Logos, ...com objetivo de uma breve demonstração esclarecedora dos fatos aqui citados, pois sendo eu  ainda muito jovem durante estes acontecimentos mesmo assim sempre tive muito interesse em acompanhar estas"conquistas científicas" que de certa forma é inegável o avanço cietífíco/tecnológico que tivemos nestes últimos 50 anos, neste pequeno texto que escrevi, pois achei por bem contribuir de certa forma com aqueles que hoje são crianças, jovens, ou mesmo adultos (sessentões) que não tiveram a oportunidade de presenciar estes Marcantes fatos.

Eduino de Mattos

* "Quanto mais o tempo passa,
mais eu sinto muito sobre isso ...
Nós não aprendemos o suficiente desta missão
para justificar a morte do cão"



*palavras de um emissário do governo russo em um encontro internacional/espacial em Huston/texas 

 "(todas as reproduções aqui apresentadas são de responsabilidade dos autores, vejam a HISTÓRIA DE LAIKA na Wikipédia)

  Artefato Espacial da LAIKA