domingo, 19 de dezembro de 2010

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO, INSTITUIDO PARA PROTEGER A AGRICULTURA

OBSERVAÇÕES DE UM QUASE LEIGO NO ASSUNTO

durante o ano de 2009 participei de várias "audiências públicas", onde a última foi no Hotel Ritter em Porto Alegre dia 11 de Dezembro 2009, organizada pela FARSUL, com uma participação expressiva da FETAG, AMBIENTALISTAS, POLITÌCOS, ONGs, LIDERANÇAS, TÉCNICOS, PARTE DA IMPRENSA, OUTROS INTERESSADOS, ETC. 
ASSUNTO : código florestal brasileiro, Reserva Legal, PL554, ... toda discussão se deu direcionando para "proteger" os agricultores de "uma possível investida" de aplicação de novas regras para as terras, propriedades, APPs, com um enfoque principal ; para manter as áreas de reservas os agricultores receberiam subsídios públicos para preservar, a proposta estava acompanhada de um item, que propõe reduzir as APPs, MATAS CILIARES, TOPOS DO MORROS, com objetivo de aumentar a área de plantio das propriedades com espécies apropriadas para tal para aumentar a renda, gerar emprêgos, aumentar a produção, ETC. a presença massiva dos políticos e interessados que defendem as mudanças, estavam todos em uma grande mesa, no centro O DEPUTADO ALDO REBELO E A DEPUTADA MANUELA DÁVILA,
(PC do B), (Fotos em Anexo)

REALIZEI UM TOUR PELO ESTADO NO MÊS DE FEVEREIRO 2010,(mais no centro/norte)
(Fotos em anexo) 

ANALISANDO O QUE OUVI DOS DEPUTADOS SOBRE REDUZIR AS APPs E O QUE MEUS OLHOS ESTAVAM A OBSERVAR AO LONGE POR ONDE PASSAVA ; observando as gigantescas áreas de plantios de MONOCULTURAS, a perder de vista, sem perder um metro de terra, próximo dos rios, no meio/embaixo das ARAUCÁRIAS, morros, beira das estradas, alguns agricultores plantaram soja e milho até a entrada de suas casas, OS RIOS ASSOREADOS, a cada chuva transbordam e alagam as roças acabando com plantações, local onde deveria ter MATA CILIAR, ...
AS MATAS RESTANTES estão sendo "MINADAS" com PINUS em FÓCOS ALTERNADOS, quando são cortados aproveitam "camuflada-mente" botam abaixo mais uma área de mata nativa, e desta fórma aumenta-se áreas de plantios, acabando com as nascentes, a bio diversidade, os corredores ecológicos, ...
 UMA PRÁTICA DE "LUDIBRIAR" UM "POSSÍVEL MONITORAMENTO" VIA-SATÉLITE.

ENTÃO SENHORES DEPUTADOS (AS), REDUZIR ÁREAS DE APPs, PAGAR PARA PRESERVAR O QUE ? ONDE ? PARA QUEM ?

SE NÃO RESTA MAIS NADA, JÁ  ESTÃO PLANTANDO ALÉM DOS LIMITES AMBIENTA-MENTE POSSÍVEL, PROPONHO INCLUSIVE QUE OS SENHORES(AS) FAÇAM UM TOUR PELA ÁREA RURAL DO RGS COMO EU FIZ E VÃO VER AO VIVO O QUE ESTA EM JOGO, O QUE RESTA DOS NOSSOS CAMPOS, NOSSA MATA ATLÂNTICA, NOSSOS BANHADOS (os que sobraram, e não foram drenados)  NOSSAS ARAUCÁRIA, QUANTAS RESTAM, OS NOSSOS RIOS ASSOREADOS, POLUÍDOS COM VENENOS AGRÍCOLAS, PLANTIOS DE EUCALIPTOS E PINUS EM TOPO DE MORROS, BEIRA DE ESTRADAS, BEIRA DE RIOS, PRÓXIMO DE NASCENTES, TOPO DE MORROS, NO MEIO DO QUE RESTOU DAS MATAS NATIVAS, NOSSO BIOMA PAMPA.


"QUE PAMPA POBRE É ESSE QUE VOU DEIXAR PARA MEUS FILHOS, MEUS NETOS, ..."      
   






















Fotos : Eduino de Mattos                                                                            

Postado por Eduino de Mattos

sábado, 18 de dezembro de 2010

AUTO-REAJUSTE NOS VENCIMENTOS LEGISLATIVOS, VERGONHA ! ! !



AUTO-REAJUSTE NOS VENCIMENTOS LEGISLATIVOS

A discussão sobre se os deputados estaduais se auto-concedem aumento equivalente a 75% da remuneração dos federais,  ou aceitam a proposta mais modesta da bancada petista, de 34%, não ataca o cerne da questão.

Que é, muito simplesmente, o SM da plebe. Passará dos 510 atuais para 540 – 6% - ou irá até a fortuna de 580 (13,8%) ?

Façam as contas: hoje os senhores deputados recebem o equivalente a 22 SM. Isto é, são valorizados 22 vezes acima do trabalhador comum, não-qualificado. Mas o trabalho dos senhores deputados é assim tão qualificado?

Em matéria de Direito, Economia, Tecnologia, Sociologia, etc.? Em Direito, se sabe que não é, uma vez que votam projetos de lei comprovadamene anti-constitucionais e lesivos ao interesse e ao patrimônio público. Não quero crer que seja por malícia, mas por desinformação e desconhecimento. Então, não são especialistas em Direito.

Seriam especialistas em Educação, Sociologia, Juventude? Também não são, ou teriam feito alguma coisa para valorizar o magistério, e aperfeiçoar os currículos de nossas deprimentes escolas.

Serão especialistas em Saúde Pública ou Medicina? Não são, ou não teriam permitido o sucateamento dos cuidados da saúde no Estado, e o fechamento dos leitos hospitalares, e de hospitais inteiros.

Serão especialistas em Recursos Naturais, Ambiente, etc.? Também não são, ou não teriam insistido durante tantos anos nas tais “queimadas” como método (antediluviano) agrícola, não prestigiariam as monoculturas envenenadas, os transgênicos, o fumo, a destruição das matas ciliares, o plantio em encostas, a ocupação predatória de áreas de preservação permanente, etc., etc.

Serão especialistas em Administração Pública? Também não acredito, ou não teriam aceito participar dos festivais de terceirizações e exploração de mão de obra profissional em qualquer nível. Saberiam que a boa Administração Pública precisa de pessoal qualificado – e isso não significa um diplominha de algum curso de enfeite, mas o aperfeiçoamento contínuo nos conhecimentos que lhes são indispensáveis para o exercício da função pública, e um competente quadro de carreira.

Então, por que se julgam os senhores merecedores de uma remuneração equivalente a 37 SM, isto é, cada um dos senhores valendo monetariamente o trabalho de 37 cidadãos comuns, com o dever de sustentar suas famílias e educar seus filhos?

Não será muita vaidade?

Por outro lado, com a proposta alernativa mais modesta, valeriam um número menor de trabalhadores: 28 deles.

Não lhes parece que há alguma coisa errada aí? Não seria muito mais justo e ético, um reajuste linear, acompanhando o reajuste do SM? De 6% a 13,8%?

Ou... andando numa outra direção, partir para tornar legal e decente o salário mínimo oficial, de Norte a Sul do País? Sabemos que o salário mínimo real, segundo suas determinações legais, estaria pouco acima dos 2.500 reais. O SM atual além de indecente, é manifestamente ilegal. 

Porém são os senhores deputados estaduais e federais, e senadores, e  vereadores, e prefeitos, e governadores, e presidentes, que alegam que a miséria do povo é necessária (compensada com algumas esmolas) para não quebrar a Previdência Social nem as prefeituras!

Mas a Previdência Social não terá problemas justamente porque aumentou a informalidade do emprego e do trabalho em geral, e reduziram-se as remunerações salariais e o eventual desconto previdenciário, reduzindo drasticamente suas entradas? E não terá a Previdência muitos problemas pelo desvio de suas verbas para outras rubricas administrativas? E as Prefeituras atuais nos estados do Sul, por exemplo, não são micro-dimensionadas? Um único bairro em Porto Alegre, a Restinga, tem mais de 100 mil habitantes. E há municípios com menos de 2 mil, obrigados a todos os serviços de um município normal. Não seria o caso de fazer o caminho inverso e propor a fusão dos municípios pequenos, formando municípios de porte médio em matéria de população e atividade econômica?

Ah, mas os senhores não são especialistas em Administração Pública, eu já tinha esquecido. São especialistas em... Oratória! É isso! Discursam muito bem todos os senhores, pouco importando o tema, e o que vão fazer com ele.

Almejo que 2011 os encontre um pouco mais inseridos na realidade humana e cidadã normal. Reduzir os próprios salários poderia ser muito útil nesse sentido. Um aprendizado e tanto!

Tania Jamardo Faillace
jornalista e escritora de PortoAlegre - RS

Postado por: Eduino de Mattos

* 30 MILHÕES DE VOTO NULO NAS ELEIÇÕES 2010. 
TEM ALGO A VER COM ESTAS PRÁTICAS OPORTUNISTA ?