AUTO-REAJUSTE NOS VENCIMENTOS LEGISLATIVOS
A discussão sobre se os deputados estaduais se auto-concedem aumento equivalente a 75% da remuneração dos federais, ou aceitam a proposta mais modesta da bancada petista, de 34%, não ataca o cerne da questão.
Que é, muito simplesmente, o SM da plebe. Passará dos 510 atuais para 540 – 6% - ou irá até a fortuna de 580 (13,8%) ?
Façam as contas: hoje os senhores deputados recebem o equivalente a 22 SM. Isto é, são valorizados 22 vezes acima do trabalhador comum, não-qualificado. Mas o trabalho dos senhores deputados é assim tão qualificado?
Em matéria de Direito, Economia, Tecnologia, Sociologia, etc.? Em Direito, se sabe que não é, uma vez que votam projetos de lei comprovadamene anti-constitucionais e lesivos ao interesse e ao patrimônio público. Não quero crer que seja por malícia, mas por desinformação e desconhecimento. Então, não são especialistas em Direito.
Seriam especialistas em Educação, Sociologia, Juventude? Também não são, ou teriam feito alguma coisa para valorizar o magistério, e aperfeiçoar os currículos de nossas deprimentes escolas.
Serão especialistas em Saúde Pública ou Medicina? Não são, ou não teriam permitido o sucateamento dos cuidados da saúde no Estado, e o fechamento dos leitos hospitalares, e de hospitais inteiros.
Serão especialistas em Recursos Naturais, Ambiente, etc.? Também não são, ou não teriam insistido durante tantos anos nas tais “queimadas” como método (antediluviano) agrícola, não prestigiariam as monoculturas envenenadas, os transgênicos, o fumo, a destruição das matas ciliares, o plantio em encostas, a ocupação predatória de áreas de preservação permanente, etc., etc.
Serão especialistas em Administração Pública? Também não acredito, ou não teriam aceito participar dos festivais de terceirizações e exploração de mão de obra profissional em qualquer nível. Saberiam que a boa Administração Pública precisa de pessoal qualificado – e isso não significa um diplominha de algum curso de enfeite, mas o aperfeiçoamento contínuo nos conhecimentos que lhes são indispensáveis para o exercício da função pública, e um competente quadro de carreira.
Então, por que se julgam os senhores merecedores de uma remuneração equivalente a 37 SM, isto é, cada um dos senhores valendo monetariamente o trabalho de 37 cidadãos comuns, com o dever de sustentar suas famílias e educar seus filhos?
Não será muita vaidade?
Por outro lado, com a proposta alernativa mais modesta, valeriam um número menor de trabalhadores: 28 deles.
Não lhes parece que há alguma coisa errada aí? Não seria muito mais justo e ético, um reajuste linear, acompanhando o reajuste do SM? De 6% a 13,8%?
Ou... andando numa outra direção, partir para tornar legal e decente o salário mínimo oficial, de Norte a Sul do País? Sabemos que o salário mínimo real, segundo suas determinações legais, estaria pouco acima dos 2.500 reais. O SM atual além de indecente, é manifestamente ilegal.
Porém são os senhores deputados estaduais e federais, e senadores, e vereadores, e prefeitos, e governadores, e presidentes, que alegam que a miséria do povo é necessária (compensada com algumas esmolas) para não quebrar a Previdência Social nem as prefeituras!
Mas a Previdência Social não terá problemas justamente porque aumentou a informalidade do emprego e do trabalho em geral, e reduziram-se as remunerações salariais e o eventual desconto previdenciário, reduzindo drasticamente suas entradas? E não terá a Previdência muitos problemas pelo desvio de suas verbas para outras rubricas administrativas? E as Prefeituras atuais nos estados do Sul, por exemplo, não são micro-dimensionadas? Um único bairro em Porto Alegre, a Restinga, tem mais de 100 mil habitantes. E há municípios com menos de 2 mil, obrigados a todos os serviços de um município normal. Não seria o caso de fazer o caminho inverso e propor a fusão dos municípios pequenos, formando municípios de porte médio em matéria de população e atividade econômica?
Ah, mas os senhores não são especialistas em Administração Pública, eu já tinha esquecido. São especialistas em... Oratória! É isso! Discursam muito bem todos os senhores, pouco importando o tema, e o que vão fazer com ele.
Almejo que 2011 os encontre um pouco mais inseridos na realidade humana e cidadã normal. Reduzir os próprios salários poderia ser muito útil nesse sentido. Um aprendizado e tanto!
Tania Jamardo Faillace
jornalista e escritora de PortoAlegre - RS
Postado por: Eduino de Mattos
* 30 MILHÕES DE VOTO NULO NAS ELEIÇÕES 2010.
TEM ALGO A VER COM ESTAS PRÁTICAS OPORTUNISTA ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário