domingo, 5 de setembro de 2010

PARABÉNS RESTINGA TEU POVO MERECE !


 -INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, Campus Restinga-Porto Alegre / www.restinga.ifrs.edu.br

AULA INAUGURAL dia 03 de Setembro 2010.

com a presença do Sr. Eliezer Pacheco secretário da secretaria de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, da Reitora estadual deste complexo de ensino, do Diretor da escola técnica da restinga, e da Comissão Pró-escola técnica, com a presença massiva dos Alunos Inscritos para os cursos inaugural que iniciaram neste dia.
(as aulas serão ministradas inicial-mente enquanto a sede definitiva estiver em obras, no centro de promoção da Infância e da Juventude, sito a; Rua Missisipi, 130-restinga velha)

INSERÇÃO SOCIAL GEOGRÁFICA-iniciativas como esta que vem de encontro com aquilo que defendemos, Equipamentos Públicos de Qualidade inseridos entre os conglomerados Urbanos, Comunidades, Locais de Loteamentos/condomínios/Vilas/ Habitacionais Carentes,Populares, pois Muito se Fala no Brasil em Planejamento Estratégico Urbano, mas quando acontece Projetos Públicos que deveriam ser abrangentes, estes são locados/construídos em áreas de proximidades com bairros de Classe Média, de populações mais abastadas, (ficando de certa forma privatizados) enquanto que para as Populações Carentes, mais pobres, resta SOMENTE O ENSINO BÁSICO PÚBLICO, de qualidade questionável, que não forma cidadãos de fato, então desta forma os filhos de trabalhadores pobres e sem perspectivas acabam ficando restritos a TRABALHOS INFORMAIS SEM FORMAÇÃO TÉCNICA, que os qualificariam a assumir cargos com melhores salários, chefias, participar de concursos, realizar testes como candidatos a melhores empregos, ETC.

Considerando que: o Estado Brasileiro Através de seus Municípios é o responsável para que os gestôres real-mente tenham POLÍTICAS SOCIAIS HORIZONTAIS, ABRANGENTES E DE QUALIDADE, COM PLANEJAMENTO PARTÍCIPATIVO, o Município é a Primeira Instância do Pacto Federativo, é neste que tudo inicia, os municípios são o "Berço Político" do Brasil, tudo o que acontece no país iniciou em um Município que é a base de tudo, se este é Mal Administrado, também é culpa do estado,                    somente a Participação Popular massiva, com objetivos Claros e Transparente provocará Mudanças.

Parabéns a Todos que Trabalharam Arduamente para que este Grande Equipamento Educacional Indispensável Fosse implantado para que as populações possam ter Alternativas, Principal-mente os Jovens que terão a partir de então "UM NORTE", uma Oportunidade de Qualificação para que no futuro possam ter melhores condições de vida para si e suas suas famílias, UM EXEMPLO DE CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA PLENA.


"Somente com Educação Cidadã de Qualidade,
é Possível Provocar Mudanças em uma sociedade"     Paulo Freire                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
PARABÉNS RESTINGA, TEU POVO MERECE !



Eduino de Mattos
Comissão Pró-Campus de Escola 
Técnica Federal na Região Leste.

                                                          fotos : Eduino de Mattos        

  

Um comentário:

  1. Que coisa emocionante um campus de Escola Técnica na Restinga! Não há comunidade que mereça mais do que aquela! Gente guerreira!
    (obs: estou postando como anônimo, porque se coloco o meu nome na opção de postagem não consigo entrar. Mas não é só no teu blog que isso acontece. acho que é problema do meu perfil. Mas eu sempre assino no final.)
    Ana Zatt

    ResponderExcluir