sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

EDIFICIO UNIÃO DOS VIAJANTES - Largo dos Açorianos:"A MORTE AUTORIZADA DE UM PRÉDIO", Exemplo de Qualidade & Beleza da Arquitetura dos anos 40.

Porto Alegre RS; A Cidade da "ARQUITETURA BURRA & DO URBANISMO PREDATÓRIO" [Solstício de Inverno dia 21 de Junho, o Sol Fica a 51º (graus) Norte] Então; Temos na Área
Central da Cidade UM AMONTOADO DE PRÉDIOS CONSTRUÍDOS (edifícios), Desproporcional ás Condições de Nossa Posição Geográfica Planetária, 31º (graus) Sul, Neste Caso Temos no Inverno, Naturalmente,  SOMBRAS MAIS INCLINADA E MAIS INTENSAS  por um período maior, Como em Nossa Cidade Não Houve Planejamento Adequado/Estratégico Pensando no Futuro da Expansão Territorial da Cidade, Nesta Conjuntura ás Construções Foram Efetuadas de Acordo com ás Necessidades do Empreendedor ou seus Proprietários, Regras, Estudos, Critérios Atual e Futuros ? ! pouco conhecimento e interesse sobre a Expansão Urbana, com o Passar dos Anos Esta Prática Foi Adotada Pela ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA Como "um Parâmetro muito Lucrativo" (em Consonância com Gestores da PMPA, Executivo/Legislativo,...),  no Caso Citado/em Pauta, OS PRÉDIOS FAZEM SOMBRAS UNS SOBRE OS OUTROS, Muitos São
 "colados" Parede com Parede, Resultado: Passamos a ter um "Problema Natural Clássico", UMA CIDADE MOFADA, PODRE, SEM SOL,...Uma Estrutura Condenável ! Somando com um Problema de SAÚDE PÚBLICA, pois Onde não há LUZ SOLAR PROLIFERAM DOENÇAS, (Principalmente em Idosos e Crianças) onde os Prédios Estão Constantemente com Apodrecimentos, Infiltrações,...e Necessitam de Reformas Periódicas com Altos Custos,...Histórico; Com o Passar dos Anos Muitos Prédios Sofreram CONDENAÇÕES TÉCNICAS, onde Seus Proprietários Realizaram a Demolição Completa.

 

















www.forumvital.blogspot.com

"ILHAS DE CALÔR", no Verão em Nossa Cidade Temos Outra Problemática Vital CAUSADA PELO "AMONTOAMENTO" DE PRÉDIOS, A AUSÊNCIA DE AREJAMENTO, Com a Contribuição do Excesso de Concreto a Temperatura Chega a Subir 6º (graus) Acima do Normal.
Nos Anos de 40,...70,... ás Gestões Municipais Iniciaram "uma destruição da cidade" com Finalidades Específicas, ABRIR RUAS, GRANDES AVENIDAS, CONSTRUIR ELEVADAS, PERIMETRAIS,...(drenagem; Construção do Canal do ARROIO DILÚVIO), foco; Mobilidade e Trânsito Entre a Área Central e os bairros & Arrabaldes, Complementando com ás Interligações com Outros Municípios da Região Metropolitana, ETC. mas e o PLANO DIRETOR ? Pelo que se Sabe Isto Nunca Esteve nos Planos das GESTÕES POLÍTICAS, (tinham como base/utilizando o plano da cidade de 1914) ás Modificações na Cidade eram Realizadas de "Acordo com as Necessidades", (Uma das Grandes  Devassas na Cidade Histórica, na Área Central, a 1ª PERIMETRAL, Interligando com a Av. Mauá na Usina do Gasômetro, c/ o Viaduto da Conceição, a Demolição da IGREJA DO ROSÁRIO, Eng. Tompsom Flores) Dando Seguimento ás Devassas no Centro Histórico, Próximo & Durante a DITADURA 1964,...Muro da Mauá, O MURO DA VERGÔNHA, a Destruição das ESTAÇÕES FÉRREAS, O MERCADO PÚBLICO (frutas e verduras) a Construção do Edifício do IPASE, o Metrô de Superfície,..."Pinceladas".

*Edifício União dos Viajantes: Iniciando sua Construção nos anos 40, Inaugurado no Ano de 1952. OBS; Muito Tempo Antes da  Construção da Perimetral Otávio Rocha e da Urbanização do LARGO DOS AÇORIANOS.

* Constituição Federal - ARTs 162, 163. ESTATUTO DA CIDADE LEI Nº 257/2001. Objetivo Principal IMPLANTAR NAS CIDADES UM URBANISMO ADEQUADO, Para que Seja Executado Pelas GESTÕES POLÍTICAS MUNICIPAIS um Ordenamento Básico com PLANO DIRETOR e Planejamento Estratégico de Longo Prazo,...Adequando a Cidade a População Que Nela Habita, Com Qualidade de Vida, e Sustentabilidade em Todos os Âmbitos: Ambiental, Econômico e Social.

- MAPA DE ANIMAÇÃO DE SOMBRAS: a LEI 257/2001, Determina que; Todos os Projetos Protocolados Para Análise & Aprovação no PLANO DIRETOR um dos PRINCIPAIS REQUISITOS é o Mapa Técnicos de Animação de Sombras, OBS; A SOMBRA DO EMPREENDIMENTO NÃO PODE ATINGIR A PROPRIEDADE LINDEIRA. (OBS; o Mapa Acompanha o Processo).



IRREGULARIDADE AUTORIZADA: Edifício Av Borges de Medeiros, Nº 1214, Aprovado e Construído "colado" no Lado Norte do Edifício União dos Viajantes ? ! ano da construção 2009/2011,...QUAIS OS CRITÉRIOS DETERMINANTES UTILIZADOS ? Qual a Comissão da SPM/SMURB avaliou este Processo ? Este Empreendimento com Certeza Possui IMPACTO AMBIENTAL 'Nível I' (alto Impacto Urbano), Pois Além de ANULAR A VENTILAÇÃO, RETIROU COMPLETAMENTE A LUZ SOLAR INCIDENTE NO PRÉDIO, (principalmente no período de Inverno) outro IMPACTO que Influencia/Negativamente o ÍNTIMO das Pessoas é a Anulação do VISUAL DA PAISAGEM, ("a ecologia de paisagem", Dra.Maria Luiza Porto UFRGS), REDUZINDO DRÁSTICA-MENTE A QUALIDADE DE VIDA DAS FAMÍLIAS RESIDENTE.  

DESÁGIO: (redundante) um Prédio onde ás Famílias Adquirem os Apartamentos Possuem um VALÔR "X",...com uma Arquitetura Predatória LINDEIRA (colada) Retirando Grande Parte dos BENEFÍCIOS DE MORAR Lógica-mente que o VALÔR DOS DOMICÍLIOS (apartamentos) REDUZIRÁ A 40% DO VALÔR VENAL.    

*MATÉRIA DE INTERESSE PÚBLICO: Colaboração & Informação Sobre Políticas Públicas, LEIs, Planejamento Urbano, Impactos Estrutural, Direitos Humanos, SUSTENTABILIDADE: Ambiental, Econômica e Social.

Fotos: Eduíno de Mattos Dezembro 2017 - PH Museu Joaquim Felizardo - WEB.

Eduíno de Mattos 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário